Linkbaiting da televisão
Postado por Sergio em 12 Nov 2007 em 04:00 pm | Em: Topetem
Você sabe o que é linkbaiting? Bem, são as ações que visem atrair links para um blog ou site. Pode acontecer de forma ludibriada ou expontânea. Pesquise mais sobre o assunto, se estiver interessado.
É que na falta de termos apropriados e essa minha convivência com a blogaria, faz por traduzir coisas que vejo para uma linguagem de blogs, para uma maior compreensão de todos.
Vamos lá:
Já viram esses comerciais institucionais com celebridades ou artistas encamisetados defendendo essa ou aquela causa?
Pois é. Já estou nos culhões com isso. Conscientização? Mas, se têm o poder de mobilizar recursos e multidão, porque não usar melhor a imagem e o meio para uma ação mais efetiva?
Quem organiza isso, não está preocupado com o resultado da causa, nem com seus avanços. Esta sim, preocupado com o linkbaiting que ela traz. É o tipo de ação que ela em sí, é fim.
E a moda agora, é Educação. E tome bandos de artistas célebres e celebridades sem arte desfilando seus sorrisos, expressões patrióticas e aquela malfadada esperança “agora vai dar certo” pela telinha.
Opa, e por favor, nem contabilizem aquelas gravações para entidades médicas que dão ao artista as sensações de “estarem fazendo sua parte” e no fundo, o que estão gostando é de parecer politicamente corretos divulgandos “nobres causas”. Mais patético, impossível.
Um dia, você ainda verá um artista decadente pegando uma boquinha promocional dessas e divulgando a “Associação Contra a Unha Encravada do Dedão”.
Isso é coisa de agências de publicidade, as internas, principalmente, ou que raios lá chamem esses setores. Precisam fazer algo regularmente para construção de uma boa imagem do patrão e incorrem nessas “campanhas”.
Como chamar então? Que tal Tvbaiting? É, pois dali é que são depois comentadas, reproduzidas, faladas, impressas e os cambaus.
Vão todos a merda. E os publicitários também, pois que fiquem eles sabendo que esse engodo, já era.
Cara, se é para fazer algo de verdade, porque não pedem projetos, não promovem concursos de idéias, simpósios e seminários nas universidades e providenciam investimento para os cem melhores qualificados?
Esses cornos, patrões e artistas, só frequentam as ante-salas de grandes investidores culturais como a Petrobras, a Vale do Rio Doce, Banco do Brasil etc… em causa própria.
Isso, que realmente seria eficaz, ninguém faz. Quando muito, disponibilizam um telefone e um site de “apoio”. Que apoio, porra?
Apoiado!, Viva!, Bravo!… Isso?
Vão todos tomar no cú.
Tem agora, cantores famosos gravando musiquinha edificante. Prá que? Dirão que vai virar um CDzinho e por nos Correios para vender e ajudar quem?
De cada cópia vendida, trocentas é pirateado e acaba-se o mercado da aflição. Mas fizeram sua parte, pois não?
Vão todos tomar no cú.
Estou entoxicado dessa merda patrocinada com dinheiro público (1). Acho que estou muito impregnado do filme Tropa de elite que vi ontem. Tolerância Zero com a hipocrisia que vejo.(2)
(1) - Não se iluda. Em tudo que disso você vê, sempre tem você pagando.
(2) - Peço desculpas, mas não pelos xingamentos. Mais, pelo postagem mal elaborada. Se parasse para pensar mais uma vez, ficaria impublicável.
As mais recentes:
Eu sentia que estava faltando algo…
Malditos fazedores de anjos
O beijo (que não saiu) de R$ 39 milhões. Nós pagamos.
O beijo de Cebolinha e Mônica é sebastianismo
{ Dá uma editada no post e censura uns palavrões aí. Vão contra o regulamento do Adsense.
Você tem abordado temas bem interessantes no blog, só não estou comentando porque não gosto de deixar comentários idiotas, só comento quando tenho algo a acrescentar ou discordar. }
p.s: Antes de publicar esse comentário apaga o que está entre chaves ({ e }).
[Responder]
Obrigado pela companhia no Trivial. E obrigado pelo alerta, mas foi ótimo o desabafo e o Adsense que vá tomar no cú também se achar feio.
Essas porras só estão ai para enfeitar, nem tou ai com elas. Se pararem de exibir, mudo o theme do blog.
Abração!
[Responder]
[Responder]
Só queria entender qual público está direcionado essas “campanhas sociais”. Não vejo resultado nenhum!
Mas como você fala no texto, meu caro Sérgio, eles estão preocupados é com baiting, Social só a fachada!
Poderia listar ONG’s e vários projetos que poderiam ter o mesmo investimento que há nesses videozinhos e CDzinhos, com resultado muito maior.
Obrigado por ter desabafo e me fazer entender o que realmente me intrigava a bastante tempo (”Porque não vejo resultados dos tais vídeos?!”)
Abraço!
PS: Gostaria de saber sobre o seu projeto/proposta relatado <a href=”http://www.clubeletras.net/blog/promos/joint-venture-ou-contratado/”>aqui</a>
Alguem entrou em contato?! Conheço <a href=”http://www.inovatix.org/internas/biografia.html”>uma pessoa</a> que talvez possa ajuda pelo menos na elaboração do projeto com os devidos detalhamentos.
[Responder]
Fran!
É tudo muito desanimador, caro amigo, mas não para mim, pois sei que vou morrer em pé com meus ideais.
E sobre alguma manifestação sobre minha busca, por ora, também estou cansado para ficar explicando coisas para pessoas que estão sempre apenas com vontade de serem engenheiros de obras prontas.
No caso de meus projetos, é necessário alguém que mexa a bunda da cadeira.
Se bem que, tenho bons sinais da prefeitura de minha cidade para promoção de um congresso com gestores de Educação e Cultura de todo Estado de São Paulo para apresentação do programa Amigos de Letras na Escola.
Com isso, se trouxer um assessor de gabinete do Secretário da Educação do Estado de São Paulo, já terá sido um enorme avanço.
Tudo caminha bem, mas é para o ano que vem, uma vez que este ano, não há mais orçamento para custear a promoção.
Conhece o Amigo de Letras na Escola? É minha menina dos olhos.
Veja em http://www.clubeletras.net/org
Tem tudo para ser o maior programa de incentivo a leitura que já se viu.
Tenho é que continuar a ter paciência e persistência, só isso.
E contar com pessoas como você, dando essa força.
Abração!
Sérgio
[Responder]