Código para comentários em blogues

Estamos o Norberto e eu em salutar discussão sobre blogagem, principalmente na área de comentários. Entendamos aqui, comentários como uma real e efetiva interferência contribuindo para o enriquecimento da postagem.

E, como nada é mais intectualmente masturbador que uma discussão que não proponha solução, penso que exista uma que possa ser aplicada. Comece a pensar nisso:

Porque comentar em outros blogues?

Se você é blogueiro com pretensões de fazer crescer seu blogue, precisa e deve comentar em outros blogues. É o sinal mais evidente de sua existência, uma vitrine para seu blogue e o melhor inicio para um relacionamento com outro blogueiro.

Blogueiro famoso que se preocupa em encontrar e não apenas em ser encontrado, ganha fôlego. O bom político conquista pelo menos um voto por dia.

Quando e como comentar?

Comente sempre que topar com uma postagem cujo assunto tenha um ponto de vista a acrescentar ou discorde de algum ponto de vista exposto.

Alguns blogueiros (eu, inclusive) escrevem longos artigos com muitos conceitos e opiniões em órbita da idéia central. Discordando de uma abordagem secundária, comente apenas sobre ela, sem preocupar-se com toda a postagem.

Não seja paraquedista de comentários (1)

A maioria dos blogues usa um plugin que informa toda vez que outra pessoa também comentar ali. Se opinou, acompanhe a postagem. Marque a caixa para ser avisado.

Uma discussão por vêz

Supondo que consiga uma discussão, espere ela esgotar-se. Com apenas uma boa discussão seu tempo estará racionalizado para outras tarefas que tenha com seu blogue. Um bom comentário pode tomar absurdos (2) quinze ou vinte minutos.

Comentários freqüentes e curtos pode?

Pode, desde que não seja por livre e espontânea pressão de babações de ovo, backlinks, etc… Blogueiros mais próximos gostam de saber que você está bem e pela área.

(1) – O Cardoso já falou sobre isso e muito mais sobre comentários em seus blogues.

(2) – Experimente ler com merecida atenção uma postagem e os comentários ali já postados e depois, redigir, revisar e postar seu comentário. São minutos que parece ninguém ter a perder (sic).

8 Responses to “Código para comentários em blogues”

  1. Carlos Fran Says:
    Sérgio,
    As vezes quando vou ler alguma postagem do dia anterior, ela já tem vários comentários. Não sei porque, mas prefiro ler os comentários primeiro, depois a postagem e só então comentar (as vezes nem é preciso).
    Essa ordem parece estranha, mas me ajuda a entender melhor tanto os pontos de vista da postagem, quanto dos comentários.
    Consigo classificar todos os comentaristas em: Paraquedista de comentários, babões de ovo, do contra, contribuidores para o enriquecimento da postagem e outras espécies que venham a existir.

    Parabéns pelo excelente!

  2. Paulo R Diesel Says:
    Sérgio:
    Toda vez que leio um artigo sinto uma necessidade de interagir com o autor.As vezes faço observações curtas mas as vezes discorro, concordando ou discordando sobre todo o texto. É uma prática salutar que dá subsídios a quem escreve e a quem lê.
    Abraço
  3. Tá faltando comentários no seu blog?! Says:
    [...] comentaristas, recomendo o “Código para comentários em blogues” excelente artigo do [...]
  4. Luanildo Silva Says:
    Os comentarios que as pessoas fazem nos blogs acaba sendo um complemento da postagem é bem interessante ver a opinião de cada um sobre o assunto.
  5. jonatas Says:
    Não consigui achar o código para postar o comentário.
  6. 1 Says:
    Não consigui achar o código para postar o comentário.[2]
  7. anderson Says:
    legal
  8. Pourin Says:
    Interessante vou tentar e ver se funciona esse metodo…

    obs: não vi nenhum código pra postar nos coments O.o