Contexto:

Sou leitor do Bafafá Online e vi em sua página, a nota “Diga fora Renan!”.

Batidíssimo esse “fora”, mas enfim, é o que ainda melhor transmite uma idéia de rejeição.

Depois, conforme update no rodapé dessa postagem, atendi ao chamamento e escrevi o seguinte para TODOS os Senadores da República:

Senhor Senador:

O julgamento do senador Renan Calheiros saiu do controle da esfera político- partidária. Será a nação julgando o Senado da República.
Está em seu voto, o que a nação pretenderá para o futuro dessa Casa.

Boa sorte.

Sérgio Grigoletto
http://www.clubeletras.net/blog

Passados dois dias e recebi um único retorno, o do Senador Álvaro Dias (PSDB/PR), nos termos:

Prezado Sérgio Grigoletto,

Eu acredito que a decisão do Supremo Tribunal Federal que abriu processo contra os 40 denunciados pelo mensalão vai influenciar a decisão dos senadores na votação da quarta-feira, embora seja difícil fazer uma previsão do resultado, seja a votação aberta ou o voto secreto.

Eu defendo o voto aberto por que a sociedade tem o direito de saber como estão votando os seus representantes no Senado. De qualquer forma, vou votar de acordo com a orientação do meu Partido, o PSDB, que através de sua liderança, já recomendou o voto pela cassação.

Não resta dúvida de que a decisão do Conselho de Ética do Senado, que por 11 votos a quatro, recomendou ao Plenário a cassação do Senador Renan Calheiros, buscou preservar a instituição já desgastada com a demorada tramitação do seu processo e atendeu aos reclamos da sociedade que deseja a ética na política. Agora cabe ao Plenário atender a esta expectativa.

Agradeço o envio de sua mensagem e aproveito para mandar o meu cordial abraço.

Álvaro Dias

Conclusão:

Quem como eu, clama por Educação no Brasil, ainda somos joões batistas pregando no deserto.

Fossemos um povo educado, certamente uma atitude como essa não seria motivação para postagem num blog. O contato direto de milhões com o homem público, seria corriqueiro.

O distanciamento da vida política do país por parte das classes com amplo acesso (você e eu) aos meios de comunicação interativa, é um crônico câncer cultural que de certa forma, nos isenta de culpas.

Mas só posso ser isentado, digamos assim, até enquanto durar meu desconhecimento consciente do fato. A partir da consciência dele, cabe mudanças de atitudes.

Talvez seja você um veterano na internet e em seus bons tempos de troll até tenha tentado, uma vez ou outra, interagir com algum político ou site do governo. Certamente, terá recebido uma daquelas “auto-resposta” ou resposta nenhuma, como resposta.

E agora, vendo um Senador da República responder um email, talvez ainda pense: “Ah, mas isso é resposta de assessoria”.

Óbvio que é. Mas assessor que responde pelo superior, é seu preposto. Ou seja, tanto faz. O que importa, é que alguém do círculo foi alocado para cuidar da correspondência virtual. E com responsabilidade.

Ao Senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o troféu Político W2.0

As mais recentes:

Políbio Braga, você sabe onde é?

03 07 2008

Pane na Telefônica. Reclamar com quem?

03 07 2008

Corinthians ainda ninho de bandidos?

03 07 2008

Histórias da Segunda Guerra Mundial

02 07 2008