O plágio de textos dos blogues, os scrapers
Tenho visto uma crescente preocupação dos blogueiros mais cuidadosos com suas crias, com respeito ao plágio de seus textos por outros blogues.
Imagino que deva ser mesmo revoltante ver o fruto do conhecimento adquirido com inteligência, experiência e muita pesquisa sendo usado por outros e, quase sempre, visando benefícios econômicos.
E já nem falo do Ctrl+C, Ctrl+V amadorístico. O drama agora, é com os chamados scrapers, aqueles blogues plagiadores via feeds, copiando integralmente os textos das postagens.
Como fazem? Ora, não deve ser difícil isso. Se você quiser montar um blogue sobre celebridades, por exemplo, sabe que basta pedir essa palavra para o Google Reader e ele trará tudo que está sendo publicado com referência a ela.
Depois, um plugin faz uma limpeza básica no html retirando os registros do leitor de feeds e envia para publicação no blogue plagiador. Deve ser algo assim…
Segundo minhas andanças e observações investigando o tema, o que de melhor pode ser feito é a inclusão da URL dos artigos no rodapé do feed.
Isso conta pontos favoráveis às origens do artigo, pois, o scrapers, além de estar linkando o endereço original colocando-o melhor posicionado nos mecanismos de buscas, estará fornecendo elementos para que esses mecanismos identifiquem qual a postagem original, punindo a cópia.
Agora, como fazer isso, existem duas formas:
01 – Editar o feed-rss2 em Includes do WP
01 – Abra o arquivo feed-rss2.php da pasta WP-Includes. Pode ser com o bloco de notas, se não tiver um editor php.
02 – Localize o segmento de linha de código <?php the_content() ?> quase no final do arquivo. Clique aqui e veja indicado, circulado em vermelho.
03 - Insira o código abaixo,
<p><a href=”<?php the_guid(); ?>”>Postagem Original</a></p>
exatamente após o <?php the_content() ?>
Ficará então, assim a sequência:
<?php the_content() ?><p><a href=”<?php the_guid(); ?>”>Postagem Original</a></p>
04 – Salve e devolva o arquivo para a pasta WP-Includes.
Esta ação “colará” o endereço da postagem (ou permalink, como queira) no rodapé de seu feed.
02 – Utilizando o plugin Rss Footer
01 – Baixe AQUI, o plugin, descompacte e carregue a pasta rss-footer no seu servidor. Aí, basta apenas ativar. É um plugin de manuseio bem simples.
02 – Ativado, no Painel de Administração do WP vá em Opções > RSS Footer. Há pouca coisa a se fazer por ali, pois ele já deverá ter trazido seus dados, uma linha com texto simples e html, com o endereço de seu blogue.
03 - Marque a caixa Include a link back to the post, with post title as anchor text too, de forma que seja impresso também, o endereço da postagem.
04 – Se pode colocar mais informações no item 02 da lista? Li informações que podes colocar até toda obra de Shakespeare ali, entre <p> e </p>. Como não convém aborrecer seus leitores, seja comedido com isso.
Resumindo
Eu estou agora, usando a opção 01, embora a 02 seja melhor e mais completa pois imprime tanto a URL do blog como o endereço da postagem.
Com não me acho vítima de plágios, e se puder evitar plugins desnecessários, evito-os.
E, se deu certo minha bolinação, todas as suas postagens, passadas e vindouras, estarão melhor resguardadas dos scrapers.
Programação não é meu forte, mas até acho que bati legal essa bola.
Uma medida prática, fácil, funcional e que se TODOS tomassem, acabaria com o eteno drama do plágio de textos dos blogueiros.
Responder
Responder
Exato!Você usa um ou outro, apenas.
Responder
Responder
Responder
Muito bom as dias. Vou implementar, obrigado.
abração
Responder
[]s
Responder
Mesmo aqui na Italia tem muito problema assim tbm.
Responder
vim agradecer por ter colocado seu link no blog Linha.
O post não ficou muito bom. Custei pra fazer e no fim, fiquei pensando que é melhor fazer como disse. Colocar os nomes no final.
Quanto a plágio, as pessoas têm preguiça de pensar. Como estou começando agora, não sei ainda me proteger dessas pragas.
Até mais.
Responder
Responder
Sergio respondeu em junho 17th, 2008 13:12:
Eu desconheço. Mas se procurar em algum fórum sobre WordPress, conseguirá resposta.
Mas seria uma solução radical que prejudicará seu blogue e acho que não resolveria.
Quem for copiar, sempre pode usar do bom e velho Ctrl+C/Ctrl+V, o conhecido copy/past.
Responder